Páginas

24 de janeiro de 2014

Ex-guru de José Serra é preso por caixa dois

O FBI, a polícia federal norte-americana, prendeu na semana passada o marqueteiro Ravi Singh, que em 2010 trabalhou na campanha presidencial de José Serra (PSDB). Singh é acusado de fazer caixa dois em campanhas eleitorais de San Diego, na Califórnia. Ele teria ajudado um empresário mexicano a repassar ao menos meio milhão de dólares não contabilizados a políticos locais. As informações são do jornal San Diego Union-Tribune.

A cidade fica próxima da fronteira com o México, o que explica o interesse de empresários daquele país nas eleições locais. Mas eles não podem doar dinheiro oficialmente às campanhas porque a legislação dos EUA – como a do Brasil – não permite interferência estrangeira no processo eleitoral. Singh, de origem indiana, se apresenta como “Guru da Internet” e costuma aparecer em público usando turbante. Em 2010, foi contratado pela campanha de Serra para organizar o trabalho dos tucanos nas redes sociais.

O contato inicial com Singh teria sido feito pela filha do próprio candidato, Verônica Serra, que fez carreira e fortuna com negócios na internet e em consultorias para grandes corporações dos EUA. Devido a atritos com outros integrantes da equipe de Serra, o “Guru” e sua empresa, a Election Mall, ficaram apenas 20 dias na campanha tucana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...