Páginas

22 de setembro de 2015

Casadinha PSD/PL pode avançar sobre todo RN em 2016

O evento de filiação do PSD neste último fim de semana foi considerado um sucesso pelos seus organizadores. Com a presença do ministro Kassab, líder máximo da legenda no Brasil, a ação contou com a participação de prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores e lideranças que assinaram ficha de filiação.

Outro fato passou, além disso, um pouco desapercebido. É que Kassab, que articula a criação do novo Partido Liberal, anunciou que o presidente da assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, comandará a nova legenda no RN.

Ainda há dúvidas sobre se o PL sairá do papel. Mas a depender do profissionalismo do Kassab, não seria bom apostar num revés. Afinal, o ex-prefeito de São Paulo não é a Marina Silva. Esta última sim, apesar dos milhões de votos, não consegue sequer estruturar uma agremiação.

Ezequiel tem tudo para montar o “Partido da Assembleia” e, alinhado com o governador Robinson Faria, surpreender em 2016. Pode sobrar para o já combalido DEM de José Agripino e o PSB de Wilma de Faria. A guerreira luta com unhas e dentes para manter o domínio dos socialistas. Mas a distância da máquina e os erros estratégicos em 2010 e 2014 deixaram Wilma como retardatária.

Ainda é uma incogníta sobre como o PMDB irá se comportar. Derrotado em 2014, Henrique está enfraquecido. Porém, os verdes têm grande inserção em todo o RN e Garibaldi Alves, sem dúvida alguma, exerce posição de grande liderança e carisma. Não seria prudente, nesse sentido, subestimar os Alves.

O PT de Fátima Bezerra pode também surpreender. A questão é que seu ímpeto é constantemente arrefecido pelo PT de Fernando Mineiro sempre interessado em assegurar o controle da agremiação, mantendo-o pequeno. Em alguns casos, a senadora Fátima terá fortes incentivos para operar “por fora” do PT. 


Muita água ainda para rolar. Mas o dado concreto é que 2016 promete. As elites políticas circulam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...