Páginas

25 de setembro de 2015

Luz vai aumentar de novo depois de já ter subido quase 48% este ano

Vem aí mais um aumento de energia. A conta de luz, este ano, já subiu quase 48%. Grandes consumidores de energia, indústrias, conseguiram se livrar de pagar uma conta, que é a de desenvolvimento energético, que serve para cobrir, por exemplo, o programa Luz Para Todos. Alguém tinha que cobrir esses gastos e sobrou para os consumidores residenciais.

Falou em conta de luz, só se ouve reclamação. E o que estava ruim, pode ficar pior. Vem aí um novo aumento. De até 8%. A conta de luz vai aumentar porque as indústrias disseram que estavam pagando encargos demais indevidamente. Aí, elas recorreram à Justiça, que concordou. E é essa quantia que elas pagavam que agora será dividida entre nós, consumidores. Só até o fim do ano vai dar um total de R$ 800 milhões.

Um percentual desses encargos já vem na nossa conta todo mês. O que vai acontecer é que ele vai ficar maior. E será assim: onde não tem indústria, não vai ter reajuste extra. Ele será cobrado por 39 das 64 concessionárias de energia. O aumento vai variar de acordo com o tamanho do parque industrial. E pode vir em contas já deste ano para empresas que ainda farão o reajuste anual, caso da Light, do Rio de Janeiro, que vai ter correção em novembro. Mas a Aneel não descarta que outras concessionárias peçam para antecipar a nova cobrança.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...