Páginas

25 de novembro de 2015

TEN. LAURENTINO: E. M. Senhora Santana realiza evento alusivo ao Dia da Consciência Negra

A Escola Municipal Senhora Santana do município de Tenente Laurentino Cruz, realizou na tarde desta terça-feira (24), um grandioso evento alusivo ao dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro, o evento aconteceu no pátio da Escola Estadual Pe. Sinval Laurentino, com diversas atrações como confecção e exposição de cartazes, pinturas, poesias, versos, danças e concurso do garoto e da garota afro etc.
Estiveram prestigiando evento a Secretária Municipal de Educação, Gracinha Toscano, a Coordenadora pedagógica da secretária, Ivânia Torres, a diretora da escola, Verônica de Oliveira, a vice-diretora, Rejane Araújo, as coordenadoras Fátima Baracho e Luciana Tavares, o Coordenador da Cultura do município, Clayton Cléber, a articuladora do Selo Unicerf, Anaina Baracho, o instrutor do Proerd, Osmir Brito, além das presenças de grande parte dos professores e alunos da referida escola.
O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional da Consciência Negra, no Brasil, foi criado através da lei 12.519/2011.  A data é uma  homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, percursor da luta a favor dos escravos brasileiros. Assassinado em 20 de novembro de 1695, Zumbi tornou-se um mártir e uma referência para os Movimentos Sociais que tratam das causas de negros e negras.

A lei, sancionada pela presidente Dilma, criou a data, mas  sem a obrigatoriedade de feriado, que só existe  em 780 municípios brasileiros. Em Alagoas, por exemplo, é feriado em todo o Estado. No Maranhão,  em apenas um município. No Piauí, em nenhum.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...