Páginas

5 de maio de 2022

Primeiros no mundo, gêmeos nônuplos completam um ano; veja como estão


Os primeiros gêmeos nônuplos no mundo – cinco meninas e quatro meninos – nascidos no Marrocos, em 4 de maio do ano passado, acabaram de completar um ano. Todos eles nasceram ao mesmo tempo e, atualmente, estão em perfeito estado de saúde. Com pais moradores de Mali, país localizado na África Ocidental, o parto dos nove bebês precisou ser realizado em Marrocos, a 1.611 km, por melhores condições para o acompanhamento das crianças. Um ano depois do nascimento, eles seguem sendo monitorados por unidades de saúde marroquinas.

Os bebês foram registrados no Guinness World Records por terem se tornado o maior número de crianças nascidas em um único parto em que todas sobreviveram. Eles nasceram com 30 semanas e pesavam entre 500g e 1kg, segundo a ministra da Saúde do Mali, Fanta Siby.

“Eles estão todos engatinhando agora. Alguns estão sentados e podem até andar se segurarem em alguma coisa”, destacou o pai dos nônuplos, Abdelkader Arby, à BBC. “Não é fácil, mas é ótimo. Mesmo que às vezes seja cansativo, quando você olha para todos os bebês em perfeita saúde, [em uma linha] da direita para a esquerda ficamos aliviados. Esquecemos tudo”, completou.

Arby também acrescentou que as crianças ganharam uma festa de aniversário com as enfermeiras que ajudam a cuidar dos gêmeos. “Nada é melhor do que o primeiro ano. Vamos recordar este grande momento que vamos viver”, disse. Apesar do parto incomum e nunca relatado pelas autoridades de saúde mundiais, Halima Cissé, de 26 anos, a jovem mãe dos bebês está bem de saúde e não enfrentou nenhum complicação proveniente da gestação. Os nascimentos múltiplos costumam ser arriscados tanto para mães quanto para bebês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...