Páginas

27 de janeiro de 2015

Morre do cantor grego Demis Roussos

Autor de sucessos mundiais como “My Friend the Wind”, “Forever and Ever” ou “Goodbye, My love, Goodbye”, morreu na madrugada de domingo o cantor grego Demis Roussos, de 68 anos de idade. Ele estava internado havia algum tempo em um hospital de Atenas, mas as causas da morte não foram reveladas pela família.

Roussos nasceu no Egito, mas mudou-se para a Grécia com os pais no início da década de 1960, onde iniciou a carreira de cantor aos 17 anos, tornando-se popular no grupo de rock progressivo “Aphrodite’s Child”. Ficou  conhecido na Europa e seus álbuns alcançaram grandes vendagens no Brasil nos anos 1970 e 1980. O último disco do artista foi lançado em 2009.

O cantor vendeu, ao longo da  carreira, mais de 60 milhões de discos em todo o mundo e foi considerado patrimônio cultural da Grécia. Em 2013 foi condecorado pelo embaixador da França, em Atenas, com a Legião de Honra francesa, numa das últimas aparições públicas do artista.

O cantor foi um dos 153 reféns do voo 847 da TWA, cujo avião foi sequestrado por radicais ligados ao grupo Hezbollah em junho de 1985, que exigiam a libertação de 17 militantes que estavam presos. E foi nesse cativeiro, sob pressão dos terroristas de explodirem o avião que ele viu passar seu 39º aniversário no pátio do aeroporto de Beirute.  “Eles me deram um bolo de aniversário e um violão para eu cantar. Foram muito educados e muito agradáveis conosco”, disse ele numa entrevista à Reuters, logo depois do fim do sequestro.

Em 2005, o artista retribuiu o carinho dos brasileiros gravando um DVD ao vivo em São Paulo. Entre as músicas, uma versão em inglês do clássico “Asa Branca”, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O disco Demis Roussos Live em Brazil podia ser encontrado na internet, até a semana passada, ao preço de R$ 34.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...