Páginas

28 de maio de 2014

Comissão dos Maus Tratos é reestruturada em Tenente Laurentino Cruz

No último dia 16  Maio do corrente ano foi reestruturada a comissão dos Maus Tratos em nosso município, hoje de forma mais descentralizada composta por representante da secretaria Municipal de saúde das unidades PSF-I zona urbana, PSF-II zona rural, Secretaria Municipal de Educação, PROERD e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar.
Esses profissionais estão comprometidos e contam com a colaboração da comunidade para identificação e notificação dos casos omissos.A violência contra crianças e adolescentes, mulheres, deficientes e idosos é uma realidade dolorosa, responsável por altas taxas de mortalidade e de morbidade. Os Serviços de Saúde não podem deixar de conhecer e entender o fenômeno da violência a fim de enfrenta-lo, ao lado de outros setores governamentais e não governamentais. Lamentavelmente, cresce o número desses grupos que chegam a  saúde como vítimas de maus-tratos, tais como: abuso físico, sexual e psicológico e negligência.
Os profissionais de saúde, da Educação, PROERD, Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar. Comprometidos com a promoção da saúde e segurança da população e preocupados com a garantia dos direitos da criança e adolescente, do deficiente, da mulher e do idoso, muitas vezes têm dúvidas quanto à maneira correta de agir. Serão  estabelecida de normas técnicas e de rotinas de abordagem e procedimento para orientar a população e dos profissionais, esse pressuposto servirá de instrumento para apoiá-los no diagnóstico, registro e notificação,  dos casos de violência, e para implantação de medidas de proteção  às vítimas e de apoio às  suas famílias.
Essa preocupação não é de hoje, A Organização das Nações Unidas elaborou, em 1948, um pacto denominado Declaração Universal dos Direitos Humanos – a qual, em 1966, foi complementada pelo Pacto dos Direitos Civis e Políticos e Pacto dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Respeitar os direitos humanos é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, cultura, religião, raça, orientação sexual ou de qualquer outro tipo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...