Páginas

1 de maio de 2014

IBGE: sem Plano Diretor, 10% das cidades desobedecem a lei

O número de cidades brasileiras com Plano Diretor no Brasil aumentou de 14,5% em 2005 para 50% em 2013, mas ainda há 36,2% de municípios no País sem o documento, que reúne princípios e regras que regulam o uso e a ocupação do espaço urbano. A situação é mais preocupante em 10,4% das cidades brasileiras, que segundo a legislação do País deveriam obrigatoriamente ter o Plano Diretor, mas não têm. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2013, do IBGE, divulgada nesta quarta-feira. 

O Estatuto das Cidades estabelece que o Plano Diretor deveria ter sido criado, até outubro de 2006, por cidades com mais de 20 mil habitantes, pelas que fazem parte de regiões metropolitanas, de áreas de especial interesse turístico ou que têm atividades com significativo impacto ambiental. 

Segundo o IBGE, do total de 5570 cidades do País, 13,7% disseram estar elaborando o seu Plano Diretor. De acordo com o levantamento, quanto maior o tamanho da população dos municípios, maior o percentual de cidades que tinham o Plano. Mas mesmo nos municípios com até 20 mil habitantes, aumentou significativamente o percentual dos que têm Plano, chegando a mais de 30%.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...