Segundo um levantamento feito pela coluna
de Daniel Castro no Notícias da TV, a emissora perdeu um de cada três
telespectadores que tinha no horário nobre em 2004. Naquele ano, a
emissora atingiu o auge com 38 pontos de média das 18h à 0h. Em 2013, na
média acumulada até 10 de setembro, a Globo tem apenas 25,2 pontos. A
queda foi de 33% em nove anos.
O Jornal Nacional tinha 40 pontos
de média em setembro de 2003 e 37 no mesmo mês. Hoje, oscila entre 25 e
29. Já a novela das nove nadava de braçada há dez anos, com 45 pontos na
Grande São Paulo. Hoje, está na casa dos 37.
Os dados não foram tão prejudiciais assim para a emissora carioca, já
que os telespectadores perdidos não migraram diretamente para a
concorrência, e sim para os diversos meios de comunicação presentes no
mercado hoje em dia, tais como a internet e os canais pagos, muitos
deles pertencentes as Organizações Globo.