Páginas

26 de outubro de 2013

Secretaria de Desenvolvimento Rural lança campanha de vacinação contra a febre aftosa


Foi lançada ontem, às 9h, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Subsecretaria do Desenvolvimento Rural (Suder). A expectativa é que sejam imunizados cerca de 9,4 mil animais, mesmo percentual alcançado na primeira etapa da campanha, realizada no mês de junho. 

Foram adquiridas 10 mil doses da vacina, para os pequenos produtores e agricultores da zona rural, totalizando um investimento de mais de R$ 60 mil. Nessa segunda etapa, as vacinas serão aplicadas de 1º a 30 de novembro. 

O calendário informando quando e onde as equipes de imunização estarão aplicando as vacinas será divulgado hoje. A vacinação contra a febre aftosa faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e é desenvolvida em Mossoró em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), que disponibiliza quatro equipes para auxiliar a Suder. 

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mostram que no primeiro semestre deste ano foram vacinados no Rio Grande do Norte 843.606 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 66,92% do rebanho total, hoje com 1.260.745 animais cadastrados. 

Atualmente, o RN é considerado área livre da aftosa, doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. Os animais doentes apresentam feridas na boca, nas tetas e entre as unhas, se afastam dos demais, babam, não comem e não bebem. A vacinação favorece o comércio, mantém a área livre de aftosa e ainda beneficia os agricultores familiares, que só tem acesso ao milho subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com a apresentação do atestado de imunização do rebanho.

Fonte: O Mossoroense
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...