Florânia aderiu a campanha “Outubro Rosa”, movimento popular
reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o
objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente
é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza,
mundialmente, a luta contra o câncer de mama.A campanha incentiva o autoexame e
também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar
as chances de cura. O exame é simples e salva vidas.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer,
a estimativa até o fim deste ano é de que quase 53 mil mulheres sejam
diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres
no Brasil. A doença não tem idade para aparecer e não atinge apenas quem tem
casos na família. Continua sim mais presente nas mulheres acima dos 50 anos,
mas um dado positivo é a queda da mortalidade com o passar do tempo por conta
do exame precoce. Por isso, os cuidados são primordiais para a vida.
Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de
mamografia a cada dois anos, já as de 40 a 49 anos devem fazer o exame clínico
anualmente. E as mulheres que tem histórico familiar, devem fazer a prevenção
com o exame clínico, primeiramente, e a mamografia anualmente.