Páginas

19 de janeiro de 2013

Acidente com Shaolin completa dois anos; esposa diz que ele se esforça para falar



Dois anos após o acidente que deixou em coma o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, o estado de saúde dele não passou por grandes mudanças, mas a família continua confiante de sua plena recuperação e retomada das atividades. Através das redes sociais, a esposa do artista, Laudicéia Veloso, procura sempre manter atualizados amigos e fãs acerca da evolução do tratamento do "guerreiro", como ela carinhosamente o chama. Nesta sexta-feira (18), comunicou que Shaolin está resistindo a utilizar o aparelho que ganhou da apresentadora Ana Hickman, através do qual poderia se comunicar pela leitura ótica. Para Laudicéia, esse é um sinal de que ele está se esforçando para utilizar a própria voz.

De acordo com a esposa, Shaolin fecha os olhos quando o aparelho é aproximado. Os médicos aconselharam a família a não forçá-lo, e Laudicéia afirmou que, pelo que conhece do marido, ele não deseja falar através de uma máquina. "É preciso respeitar o tempo dele. Eu sinto que ele está tirando forças do além para conseguir falar e, em algum momento, ele vai fazer isso", comentou em um de seus posts.

Durante a visita da amiga e apresentadora Ana Hickman, Shaolin chegou a se comunicar através do Tobii, aparelho que tem origem sueca e já é utilizado por muitos pacientes em estado de coma no mundo inteiro. Segundo o ex-empresário e cunhado de Shaolin, Ricardo Santos, ele mostrou ter reconhecido todos ao redor e ainda respondeu que está triste por não conseguir se comunicar como gostaria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...