Páginas

14 de março de 2013

Produtores do Nordeste afetados pela seca poderão ter perdão da dívida



A presidente Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira, em entrevista a rádios de Alagoas, que o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai avaliar o perdão da dívida de agricultores atingidos pela seca no Nordeste. “Estamos avaliando o pleito de perdão da dívida; isso não está decidido, está sendo olhado com cuidado e carinho pelo CMN, que irá avaliar essa questão”, afirmou a presidente.

Ela esteve em Alagoas  para inauguração de trechos do canal que servirão para o transporte de água no Estado. Dilma lembrou que, diante da persistência da estiagem na região, os vencimentos de dívidas tomadas e vencidas no período foram prorrogadas até 1º de julho, sem juros e sem multa. Ainda sobre o assunto, Dilma apresentou dados dos programas feitos contra a seca desde o ano passado, como a contratação de 6,5 mil carros-pipa, a criação da bolsa-estiagem de R$ 720 e do seguro garantia safra, de R$ 1.240, em conjunto com o Bolsa-Família.

“Criamos uma rede de proteção ao agricultor que sofre com seca não passar necessidade”, afirmou. “E vamos prorrogar a bolsa estiagem e todas as medidas enquanto houver seca”, prometeu a presidente.

Indagado pelos radialistas sobre as críticas da oposição direcionadas ao Bolsa-Família, Dilma defendeu o programa. “O Bolsa-Família foi uma escolha política cuidar dos cidadãos mais pobres do Brasil. O Brasil não abandonou seus pobres, mas a pobreza extrema, a miséria está nos abandonando”, disse.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...