Páginas

14 de março de 2013

AL debate criação da Universidade Federal do Seridó



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN) fará amanhã (15) audiência pública para discutir a criação da Universidade Federal do Seridó. Contando com apoio de diversos setores da sociedade seridoense e potiguar, o projeto está nos primeiros passos de sua construção, mas já tem seus encaminhamentos.

O projeto tem apoio também da Igreja, através da Arquidiocese de Natal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Fiern, da Fecomércio e do Instituto Histórico e Geográfico do RN, além da Associação dos Procuradores do estado do RN (Aspern). 

De acordo com o prefeito de Caicó, Roberto Germano, "a universidade tem como objetivo oferecer cursos específicos voltados para economia da região, como Gastronomia, Design, Moda, entre outros cursos na área de indústria têxtil e mineração". 

Diretamente envolvido com a criação da instituição, o padre João Medeiros Filho, que trabalhou no Ministério da Educação assessorando ministros e um dos responsáveis por levar o campus da UFRN para Caicó nos anos 1970, afirma que o diferencial pensado para a universidade é a oferta de cursos específicos, diferente do que acontece na UFRN e no Instituto Federal (IFRN) no município. 

Apoiador declarado do projeto da Universidade Federal do Seridó, o presidente da Câmara, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, também participa da audiência de amanhã. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, também declara seu apoio ao projeto, assim como o governo do estado do RN declarou no último dia 28. 

O projeto da universidade está no processo de criação do anteprojeto para então ser apresentado ao Ministério da Educação (MEC). Nessa parte do processo, cria-se um documento mostrando, por exemplo, a repercussão social local, os custos e a didática da instituição a ser criada, para que seja analisada a viabilidade do projeto.

Fonte: Tribuna do Norte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...