Páginas

29 de novembro de 2013

Cemaden inaugura radar meteorológico em Natal

O radar meteorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao MCTI, instalado em Natal cobrirá cerca de 80% do estado do Rio Grande do Norte, incluindo a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea. Integrado aos radares existentes em Quixeramobim e Fortaleza, no Ceará, vai garantir a cobertura de 100% do território estadual. As informações fornecidas pelos aparelhos permitirão monitorar os extremos de chuvas que provocam deslizamentos de solos e inundações. Também irão auxiliar no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população e os animais.  

A governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp inauguraram o radar do Cemaden nesta segunda-feira (2), na Base Aérea de Natal (RN). Este equipamento faz parte de um conjunto de nove aparelhos adquiridos pelo Centro para atender a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012. Outros oito radares começam a ser instalados neste mês em um cronograma que vai até maio de 2014 (ver abaixo). 

Quatro serão implantados no Nordeste: em Natal (RN), Maceió (AL), Salvador (BA) e Petrolina (PE). Outros quatro serão destinados ao Sudeste: três em Minas Gerais (Almenara, São Francisco e Três Marias) e um no Espírito Santo (Santa Tereza). O Centro-Oeste será beneficiado com a instalação de um radar no Mato Grosso do Sul (Jaraguari).O investimento do Cemaden/MCTI é de pouco mais de R$ 72 milhões. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...