As redes sociais
serão o diferencial da campanha eleitoral de 2014. E a presidente Dilma
Rousseff está atenta. Nesta semana, a presidente lançou a página do
Palácio do Planalto no Facebook. Outro exemplo é que, em setembro, Dilma
retomou a utilização do seu microblog – esquecido desde dezembro de
2010. “A presidente está usando a principal vantagem de quem está no
poder – comunicar seus feitos para a população”, avalia o especialista em marketing, Gabriel Rossi.
O especialista avalia que o Facebook é uma ferramenta chave neste
processo por dois motivos. “Primeiro: cada vez mais internautas estão
utilizando esta rede social como uma internet dentro da internet, ou
seja, realizam boa parte das atividades virtuais lá dentro. E, em
segundo lugar, diferente do Twitter, o Facebook permite uma interação
mais aprofundada, de estreitamento de laços e discussão de ideias.”
No entanto, Rossi alerta que há riscos que devem ser considerados. O maior
legado das manifestações do meio do ano foi deixar o eleitor ainda mais
inquisitivo, cínico e cético em relação à classe política. “Este perfil
demonstra que não basta estar no Facebook. É necessário entender o
comportamento do eleitor, manter o diálogo com ele e humanizar esta
relação. A grande verdade é que as equipes de marketing dos políticos brasileiros ainda menosprezam as redes sociais e não atuam com profissionalismo.”
Fonte: Panorama Político