Páginas

4 de fevereiro de 2013

Após levar presidência do Senado, PMDB é favorito para vencer também na Câmara Comentários 10



Após eleger o senador Renan Calheiros (AL) mesmo sob uma enxurrada de denúncias de irregularidades, o PMDB também é favorito para fazer o novo comandante da Câmara dos Deputados na eleição marcada para as 10h desta segunda-feira (4). Assim como seu correligionário no Senado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) vem sendo alvo de inúmeras denúncias. Ele concorre com Rose de Freitas (ES), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). 

Parlamentar mais antigo em número de mandatos na Câmara dos Deputados, Henrique Alves deve presidir a Câmara dos Deputados no biênio 2013-2014. Até pelo favoritismo, tem sido alvo de várias denúncias de irregularidades na imprensa, às quais ele atribui ao "jogo pré-eleitoral".

O peemedebista conta com o apoio declarado de, pelo menos, 13 partidos (PMDB, PT, PP, PSD, PCdoB, PDT, PR, PSC, PRB, PSDB, DEM, PTB e PPS), reunindo legendas da oposição e da base governista. Seus apoiadores juntos ultrapassam o número de 380 deputados – número que ele chegou a calcular que poderia contar – bem maior que os 257 necessários para vencer em primeiro turno.

A indicação de Alves para a presidência é parte de um acordo selado entre o PT e o PMDB – maior partido da base governista – logo após as eleições de 2010. O acerto incluía que Renan Calheiros (PMDB-AL) substituiria José Sarney (PMDB-AP) no Senado; e Alves seria o substituto do petista Marco Maia (RS) à frente da Câmara dos Deputados no biênio 2013-2014.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...