Páginas

18 de fevereiro de 2013

Rafael Correa vence no primeiro turno e reelege-se presidente do Equador




O presidente do Equador, Rafael Correa venceu as eleições presidenciais realizadas no país neste domingo (17), confirmando as pesquisas de intenção de voto e boca de urna, que davam a vitória a Correa com mais de metade dos votos válidos. Segundo resultados parciais, Correa recebeu 57% dos votos, o que lhe garantiu a vitória já no primeiro turno. Reeleito, o presidente, que está no poder desde 2007, ficará no poder pelos próximos quatro anos. 

Pelas leis eleitorais do país, para garantir uma vitória no primeiro turno é necessário obter 50% do total de votos, ou 40% mais uma margem de 10 pontos sobre o segundo colocado. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) confirmou os resultados da boca urna e deu a vitória a Correa, após apurar cerca de 40% dos votos. Mesmo antes dos resultados oficiais serem divulgados, o presidente reeleito já comemorou ao saber que, pela boca de urna, tinha cerca de 61% da intenção de votos, muito à frente do adversário mais próximo, Guillermo Lasso, que obteve 21% dos votos. 

Para o presidente eleito, também é importante ganhar a maioria na Assembleia Nacional com 137 assentos, que perdeu após antigos aliados passarem para a oposição. Isso lhe permitiria aprovar com facilidade novas reformas para consolidar sua agenda socialista. O banqueiro adversário direitista Guillermo Lasso reconheceu a vitória do presidente eleito, que ficará à frente do poder pelos próximos quatro anos. “É das pessoas decentes como são são vocês, como minha família e meus colaboradores, conhecer o triunfo dos outros, e esta noite quero reconhecer a vitória do presidente Rafael Corre”, disse Lasso em um discurso na cidade de Guayaquil. 

Fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...