Os sedãs se multiplicaram no Brasil. Depois das
categorias básicas (pequenos, médios e grandes), um novo filão apareceu: os
sedãs menores que, de tão espaçosos, nem parecem compactos. É o caso de Renault
Logan, Chevrolet Cobalt e Nissan Versa, que em breve ganharão um novo rival, o
Volkswagen Santana. A boa nova é que a Ford, além de planejar sua entrada no
segmento, deverá seguir a mesma filosofia da VW e recuperar um nome de sucesso:
Escort.
Apresentado como conceito no Salão de Xangai,
na China, o sedã está em estudo para o mercado brasileiro, segundo afirmou uma
fonte ligada à montadora no Brasil. Sua plataforma é a do novo Focus. A produção
seria na fábrica de Pacheco, na Argentina, a partir de 2015, um ano depois do
novo VW Santana nacional.
Na fábrica argentina também são produzidos a nova
geração do Focus, que será lançada em agosto no mercado brasileiro, além da nova
Ranger, já à venda por aqui. No ano que vem, a base do Focus dará origem ao
crossover Escape/Kuga, também previsto para o mercado brasileiro.