No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje (31), o economista comentou as
implicações do consumo de cigarro para o orçamento doméstico. Segundo ele, os
consumidores gastam com o cigarro o dobro do que usam para comprar arroz e
feijão. “1,20% da renda média é gasta com cigarro. É um número representativo se
se olhar o gasto com arroz e feijão, que é a metade disso, só 0,60%”, disse.
Segundo dados da Souza Cruz, em 2012, a empresa atingiu 74,9% do mercado
brasileiro de cigarros, confirmando a primeira posição no setor. No quarto
trimestre a participação teve um crescimento de 1,2 ponto percentual no ano,
chegando à participação recorde na sua história, de 76.6%. Ainda de acordo com a
empresa, o lucro operacional ficou em R$ 2.37 bilhões, que representa aumento de
9% em relação a 2011. O desempenho incluí os resultados com exportação de
tabaco, que no mesmo período de comparação, conforme a companhia, teve
crescimento de 106%.
Fonte: Agência Brasil