Páginas

21 de abril de 2013

Mais de 163 mil potiguares são imunizados contra a gripe, diz Sesap


O balanço da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) mostra que 163.725 potiguares foram imunizados contra a gripe na primeira semana da campanha. Este número representa 31% da meta de vacinação no estado. Este sábado (20) foi o dia 'D' da campanha de vacinação contra o vírus influenza. “É um número positivo. Só não foi maior porque choveu bastante em Mossoró, segunda maior cidade do RN. Isso acabou impedindo que muita gente saísse de casa”, afirmou Stella Rosa de Souza, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do RN.

A meta é vacinar 585.436 pessoas. A Campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 15 e segue até o dia 26. Em todo país, 5.585.779 brasileiros, o equivalente a 17,5% do público-alvo (39,2 milhões de pessoas), já foram imunizados contra a gripe na primeira semana de campanha.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Os dados são do Ministério da Saúde.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS, e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A vacinação segue até 26 de abril.

Fonte: G1 RN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...